terça-feira, 5 de novembro de 2013

Câncer de próstata matou 178 homens na PB este ano, diz Saúde



Do G1 PB
O câncer de próstata já matou 178 homens somente este ano na Paraíba, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. A campanha 'Novembro Azul' alerta para esse risco e orienta para o diagnóstico precoce. De acordo com o médico urologista Rafael Rebouças, o preconceito em torno da doença e dos exames preventivos já vem sendo desmistificado.
"A gente vem notando que aos poucos o preconceito diminui com a informação, por isso é importante mobilizar, orientar e explicar ao homem essa incidência tão grande desse câncer, que é o segundo que mais acontece no homem, mas quando diagnosticado precocemente consegue chance de cura superior a 90%", disse.

O especialista alerta que homens de 40 a 45 anos já devem fazer o exame. "É um exame tão simples, comparado ao das mulheres, que a maioria dos homens até se surpreende depois do exame do toque. Temos também o PSA, que  é o que mais dá o diagnóstico através do sangue, sendo facilmente realizado em qualquer laboratório e pode sugerir alterações típicas do câncer de próstata", afirmou o especialista.
"Engana-se o homem que acha que deve esperar sentir alguma coisa para procurar o médico, porque o câncer de prostata é silencioso e não tem sintoma nenhum. Quando tem algum sintoma significa que a doença já avançou a ponto de prejudicar muito as chances de cura", concluiu.
Campina Grande e João Pessoa fazem parte da campanha 'Novembro Azul'. Segundo as respectivas secretarias municipais de saúde, a programação é voltada não somente para a prevenção do câncer de próstata, mas também para várias outras ações para a saúde dos homens, como o combate ao tabagismo, hipertensão, diabetes, DSTs etc.
Na capital paraibana, o calendário de atividades prevê alertas voltados ao sedentarismo, hipertensão, diabetes e fumo. Segundo o secretário de saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, no próximo sábado (9) as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) estarão abertas especialmente com objetivo de realizar consultas para o público masculino.

Taxas de crimes letais na Paraíba diminuem, diz Anuário de Segurança

As taxas de crimes letais na Paraíba diminuíram entre 2011 e 2012, conforme aponta o 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado oficialmente na manhã desta terça-feira (5). O tipo de crime que teve a maior queda nos registros foi lesão corporal seguida de morte, que baixou de 7 para 4 ocorrências, uma variação negativa de 43,2% entre um ano e outro. A Paraíba tem a menor taxa do país, empatada com Goiás, Rio de Janeiro e Amapá, em relação a esse crime, de 0,1 por 100 mil habitantes.

Apesar disso, o estado ainda tem a quarta maior taxa do país quando se trata de homicídio doloso. Foram 1.476 crimes em 2012, o que equivale a uma taxa de 38,7 por 100 mil habitantes. A Paraíba só tem resultados mais positivos que Alagoas (58,2), Pará (42,2) e Ceará (40,6). A variação foi de 10,1% a menos de um ano para o outro, uma vez que foram registradas 1.633 ocorrências em 2011.

Os crimes violentos letais intencionais, que incluem homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, caíram 10,5%. Foram 1.667 em 2011 contra 1.501 em 2012. A taxa caiu de 44 para 39,3 para cada 100 mil habitantes. A taxa de latrocínio ficou em 0,6 para 100 mil habitantes em 2012, o que levou a uma redução de 22,7%. Ao todo, foram 27 ocorrências em 2011 e 21 em 2012.

Também foram contabilizados no Anuário crimes letais culposos e acidentais. Os homicídios culposos de trânsito caíram de 353 em 2011 para 279 em 2012. A taxa do ano passado ficou em 7,3 para 100 mil habitantes. As mortes acidentais no trânsito (exceto homicídio culposo) também diminuíram. Foram 159 em 2011 contra 109 em 2102, que teve uma taxa de 2,9.

Mesmo com todas essas quedas, o número de mortes a esclarecer subiu. Enquanto havia 31 em 2011, com uma taxa de 0,8 para 100 mil habitantes, 2012 teve 42 casos, com uma taxa de 1,1. O número de suicídios também aumentou de 78 para 87. O ano de 2012 ficou com uma taxa de 2,3 deste tipo de ocorrência.




Do G1 PB

Homens, jovens e pardos morrem mais por agressão na Paraíba



Homens, jovens entre 20 e 29 anos e pardos são as maiores vítimas de mortes por agressão na Paraíba. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (5) no meio do 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Segundo a pesquisa, o número total de mortes por agressão aumentou de 1.457 em 2010 para 1.619 em 2011.

Em 2011, 346 das vítimas tinham entre 20 e 24 anos. Em 2010, o número era ainda maior: 307. Também é destaque a faixa etária entre 25 e 29, que teve 295 morte por agressão em 2011.

Em relação à raça ou cor, as principais vítimas são os pardos. Foram 1.399 mortos em 2011. Enquanto isso, 91 das vítimas tinham cor ignorada, 76 eram brancos, 50 pretos, dois indígenas e um amarelo, de acordo com os dados do Anuário de Segurança Pública. Em 2010, o número de vítimas pardas foi um pouco menor: 1.311.

O número de homens mortos por agressão em 2011 é mais de 10 vezes maior que o de mulheres. Foram 1.476 vítimas, o que equivale a uma taxa de 80,4 por 100 mil habitantes. Enquanto isso, as mulheres foram 143 das vítimas, com uma taxa de 7,3.

Em 2010, as taxas eram menores. A do sexo masculino foi de 73,4, com 1.340 vítimas e a do sexo feminino de 6,0, com 117 vítimas.



Do G1 PB

UMA SEMANA APÓS CONQUISTAR A SÉRIE D DO BRASILEIRÃO, BOTAFOGO DA PARAÍBA VEM A CUITÉ ENTREGAR O TÍTULO DE BICAMPEÃO REGIONAL AO CUITÉ ESPORTE CLUBE



Após uma semana da conquista da Série D do Campeonato Brasileiro, o Botafogo da Paraíba vem à cidade de Cuité entregar o título de Bicampeão Regional ao Cuité Esporte Clube.


A informação foi repassada ao radialista Flávio Fernandes na tarde desta segunda-feira (04) pelo treinador da equipe, José Grimário (Prof. Tatá), que ainda destacou que apenas dois integrantes do Belo não estarão presentes na cidade, sendo um deles o goleiro.



"Estamos todos ansiosos e felizes por estarmos junto com o grande campeão da Paraíba comemorando esta grande conquista do nosso time, é um momento muito especial para o futebol cuiteense", declarou o Professor Tatá.

O evento será realizado no próximo domingo (10) no Estádio Municipal Jeremias Venâncio a partir das 14 horas e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cuité.

A partida que deu a vitória ao time cuiteense e o consagrou Bicampeão da Copa Regional do Curimataú e Seridó Paraibano aconteceu no dia 6 de Outubro na cidade de Picuí. O jogo entre o Cuité Esporte Clube e o Atlético de Cubatí terminou com um placar de 3x0.

Flávio Fernandes – Em cima da Notícia!

SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB: Vereador é mantido refém com outras pessoas durante assalto

Um vereador de São Vicente do Seridó, na região do Seridó Oriental Paraibano, foi mantido refém juntamente com outras pessoas durante um assalto ocorrido no sítio Poço de Pedra, zona rural do município.
 
Segundo informações colhidas pela polícia, o vereador “Adé’, mais cinco pessoas, inclusive crianças, estavam conversando quando apareceram dois homens numa moto armados de revólveres que renderam todos, amarraram as vítimas e depois fugiram levando celulares, dinheiro e outros pertences das vítimas.
 
A polícia acredita que a dupla de bandidos não conheceu o vereador. Houve buscas, mas nenhum bandido foi localizado. 
 
WSCOM Online

Jovens são assassinados quando usavam drogas em calçada de escola estadual


Local onde ocorreu o duplo homicídio
  Dois jovens foram assassinados a tiros quando consumiam pedras de crack na calçada de uma escola estadual na cidade de Alagoa Grande, a 104 km de João Pessoa, no Brejo paraibano. Felipe Silva dos Santos, 18, e Leandro da Silva Farias, 16 anos, morreram antes de receber atendimento médico. O crime ocorreu na noite dessa segunda-feira (4).
Segundo informações do cabo Joab de Oliveira, do 4º Pelotão de Alagoa Grande, as vítimas estavam consumindo drogas na localidade conhecida como ‘Morro do Cruzeiro’ quando, por volta das 21h30, dois homens chegaram a pé e efetuaram os disparos.
“Os jovens não tinham passagem pela polícia; eles eram apenas usuários de drogas. Pelo o que nós apuramos, os acusados são dois homens. Após os disparos os assassinos fugiram caminhando”, revelou o policial, acrescentando que um cachimbo - utilizado para uso de drogas – foi encontrado perto dos corpos.
Cabo Oliveira adiantou que a comunidade onde ocorreu o crime é bastante violenta e é palco de constantes brigas e troca de tiros. “O Morro do Careca é um local crítico. Estamos intensificando o policiamento na comunidade para diminuir o índice de violência. Muitos ex-presidiários, traficantes de outras cidades, inclusive de João Pessoa, residem lá”.
O policial militar confirmou que os responsáveis pelo crime ainda não foram presos, apesar das buscas na comunidade. A lei do silêncio prevalece.
 
Jovens morreram na calçada de escola
Foto: jovens morreram na calçada de escola 
Fonte: Portal do Júlio