sábado, 31 de março de 2012

Hora do Planeta: Paraibanos participam de protesto pelo meio ambiente na noite de hoje

Hora do Planeta: Paraibanos participam de protesto pelo meio ambiente na noite de hojeImagem da Internet
Sessenta minutos de completa escuridão em diversos pontos do globo. Essa é a meta da Hora do Planeta, ação promovida anualmente pela Rede WWF. O ato simbólico promovido com a participação de governos, empresas e população, tem como objetivo estimular a discussão em torno do aquecimento global e demais problemas ambientais enfrentados pela humanidade. Com o tema "Desligue as luzes para mostrar que você se importa", a Hora do Planeta chega em sua sexta edição.  Em todo o mundo, as luzes serão apagadas durante uma hora, e, no Brasil, o horário estabelecido foi de 20h30 às 21h30.
Segundo dados da WWF, até o momento foram registradas mais de 5mil cidades e 147 países participantes, entre eles o Brasil. Por aqui, 125 municípios brasileiros irão participar do movimento, apagando as luzes dos seus principais monumentos. Em algumas regiões, estão sendo organizadas programações específicas para reunir as pessoas durante a prévia. Operadoras telefônicas irão enviar mensagens SMS aos seus clientes, avisando o momento de desligar o fornecimento de energia. Na Paraíba, apenas a capital do Estado participa este ano. João Pessoa foi a 70ª cidade do país a aderir ao movimento, e as luzes serão apagadas em dois pontos da cidade, sendo eles o Paço Municipal e a Estação Ciência Cultura e Artes. 
Pela primeira vez na história da Hora do Planeta, este ano o apagar das luzes em diversas regiões do mundo será registrado diretamente do espaço sideral.  O movimento irá alcançar a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), onde o astronauta e embaixador da Rede WWF, André Kuipers, irá vigiar nosso planeta no momento em que as luzes forem desligadas .

Paraibanos empolgados
 A universitária Clarissa Santos, desde 2009 participa do movimento. Ela destacou a importância da ação e disse que costuma programar atividades para o instante de cessar as luzes. "Convoquei alguns amigos para passarmos esse momento juntos, em uma reunião em casa mesmo. É uma ação importante, porque estimula a discussão dos problemas ambientais, além de pensarmos em maneiras para conter esses problemas. É importante, porque diversas pessoas em todo mundo se confraternizam e estarão com o pensamento unificado em torno de atitudes que podem solucionar os problemas que afligem todos nós e a biodiversidade".  Para a jovem de 21 anos, o ato simbólico também consiste em um tempo em que bilhões de pessoas, de diferentes costumes, param suas atividades de um cotidiano frenético para pensar o que está sendo feito dos recursos naturais.

No Brasil e no mundo
 Lançada em 2007 na Austrália, a Hora do Planeta chega mais longe a cada ano. Nesta edição, a WWF contabilizou 125 cidades participantes, duas a mais do que no ano passado, sendo 26 municípios estreantes na ação. Em 2012, 24 capitais já aderiram, quatro a mais do que em 2011. As estreantes são Porto Velho (RO), Macapá (AP) e Boa Vista (RR). O número total de ícones, praças e monumentos, cujas luzes serão apagadas apresenta recorde. Ao todo, serão 546 pontos, superando os 380 de 2011. 
Entre os monumentos que terão suas luzes desligadas, destacam-se: a Torre de Tóquio, a Grande Muralha da China, o Estádio Nacional de Pequim (Ninho de Pássaro), o Museu da Líbia, a Biblioteca Nacional da Bielorrússia, a Torre Eiffel, o Louvre, o Portão de Brandenburgo, a Torre de Pisa, a cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano, o Palácio de Buckingham, a Tower Bridge e Casas do Reino Unido do Parlamento. Nesta lista também estão inclusos o BigBen, o Cristo Redentor, a Times Square, o Empire State Building e a sede da Organizações das Nações Unidas (ONU).

Click PB

Caprinovinocultura se desenvolve com alta tecnologia na Paraíba


Fotos: João Francisco/Secom-PB
No interior da Paraíba, a caprinovinocultura é uma atividade tradicional que desempenha importante papel social na fixação do homem na terra. Segundo o estudo “Mercado de carne, leite e derivados de caprinos e ovinos”, do Sebrae-PB, a Paraíba possui mais de um milhão de cabeças, o que representa 6% dos rebanhos nordestinos. O Estado é o 5º no ranking regional, ficando atrás da Bahia, Pernambuco, Ceará e Piauí.
Na região da Borborema, é onde se concentra o maior rebanho caprino, sendo o município de Monteiro o que tem mais cabeças entre os locais que desenvolvem esse tipo de cultura na Paraíba. Dados do IBGE mostram que, em oito anos, a cultura teve um salto de 21%. As duas regiões onde o crescimento foi mais impactante nestes últimos anos foram a Mata Paraibana (70%) e o Sertão (18%).
Para impulsionar ainda mais esse crescimento, o Governo da Paraíba investe em tecnologias que favoreçam uma cultura mais eficiente, rentável e de alta produtividade. Além disso, por meio da difusão, está repassando ao produtor familiar tudo o que é gerado pela pesquisa para o fortalecimento da cadeia produtiva do setor.
Estações experimentais – A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa) é responsável pelas pesquisas avançadas que, ao longo dos anos, têm contribuído para o negócio da caprinovinocultura paraibana. Todo o trabalho é desenvolvido na Estação Experimental de Pendência, localizada na microrregião do Curimataú Ocidental, no município de Soledade, distante 210 quilômetros de João Pessoa. A área ocupada é de 727 hectares, com capim, palma forrageira, açudes e vegetação nativa.
Bem equipada, a estação possui instalações como: Centro de Manejo Animal; laboratório de biotecnologia; míni-usina de processamento de leite; fábrica de queijos e derivados; Centro de Treinamento, com sala de aula, refeitório e dormitório; casa de hóspedes para pesquisadores e instrutores; casa de colonos; e salas para técnicos e pessoal administrativo.
As linhas de pesquisa da estação incluem sistema de produção, melhoramento animal, inseminação artificial, transferência de embriões, sanidade animal, alimentação e nutrição de caprinos das raças Anglo Nubiana, British Alpine, Pardo Alemã, Savana (especializada para produção de carne) e a nativa Canindé. Ações de pesquisas também são desenvolvidas com ovinocultura de corte, especialmente com as raças Santa Inês e Dorper.
Outra estação experimental onde são desenvolvidos experimentos com caprinos é a Benjamim Maranhão, no município de Campo de Santana, também no Cariri paraibano. As duas estações são consideradas ilhas de excelência no Brasil, em trabalhos nas áreas de inseminação artificial, transferência de embriões, capacitação de produtores, manejo e aperfeiçoamento das raças por meio de cruzamentos.
Avaliação – De acordo com Wandrick Hauss, doutor em Melhoramento Genético, a Emepa oferece treinamentos a criadores nas diversas etapas da cadeia produtiva, como forma de difundir os conhecimentos gerados. Ele explica que, em parceria com o Ministério da Agricultura e associações de criadores de ovinos Santa Inês, a empresa faz uma avaliação com animais dessa raça para selecioná-los como reprodutores.
“A técnica é um avanço para o criador. Agora eles têm um instrumento de melhoramento com base científica, pois a única ferramenta que havia para a seleção dos seus animais era a intuição e informações auxiliares, dadas por juízes durante as exposições”, disse Wandrick.
Segundo ele, a avaliação é simples. Os animais são submetidos a um estudo de desempenho em que são analisadas as suas características de reprodução, ganho de peso, características de carcaça e, na sequencia, uma avaliação subjetiva feita com três juízes credenciados pela Associação de Criadores. Só então é estabelecido um índice de classificação que indica os melhores reprodutores.
Tecnologia – Outro trabalho de grande avanço tecnológico na área é um software adquirido pela Emepa para avaliar as características de carcaça do animal ainda vivo. O software, após a captura de imagens via ultrassom, permite uma análise mais segura da predição da quantidade de carne e da gordura na carcaça do animal antes do abate.
O pesquisador também citou o abate precoce de animais (com a finalidade de se obter uma carne menos gordurosa, saborosa e mais saudável) como uma ação impulsionadora da caprinovinocultura paraibana. “Atualmente, temos o cordeiro super-precoce, cujo abate ocorre em apenas 77 dias de vida do animal, com carcaça entre nove e 13 quilos de carne, fruto do cruzamento das raças Dorper e Santa Inês”, contou.
Alimentação animal – Entre as inovações na área de alimentação animal estão os blocos multinutricionais, desenvolvidos a  partir da mistura de melaço, uréia pecuária, sal, minerais e bagaço de cana ou folhas encontradas na propriedade rural. O produtor mistura tudo, coloca em prensas ou formas de fazer tijolos e deixa secar. “O resultado são blocos endurecidos, feito rapaduras, prontos para serem oferecidos aos animais”, explica a zootecnista Maria das Graças Gomes Cunha, uma das responsáveis pela pesquisa.
De acordo com ela, se o animal não tiver à sua disposição reservas naturais de minerais, como o sódio e o zinco, por exemplo, precisa da reposição diária desses elementos – daí a necessidade da suplementação. “A utilização dos blocos multinutricionais é uma alternativa eficiente e promissora, que fornece nutrientes essenciais durante o período em que as forrageiras estão com baixa qualidade”, explicou.
Segundo a zootecnista, o tablete nutricional substitui o sal oferecido nos cochos e tem a vantagem de ser mais completo, porque, além dos minerais, tem ingredientes energéticos. Utilizada em animais da região do semiárido, como caprinos e ovinos, a nutrição mineral apropriada contribui para a produção e a melhora da relação custo/benefício do sistema de produção de carne e leite.
Outras alternativas de alimentação para os animais que sofrem em épocas de estiagem vêm sendo testadas por técnicos e pesquisadores. Forragens e fenos feitos à base de plantas nativas (marmeleiro, mata-pasto, jureminha) já estão sendo repassadas aos pequenos e médios criadores como forma de garantir a alimentação dos rebanhos no Cariri paraibano.
Melhoria genética – A Emepa finalizou, no mês passado, um processo de transferência de 638 embriões importados da África do Sul a matrizes receptoras de ovinos e caprinos. Ao todo, 288 ovelhas e 350 cabras de corte (das raças Boer e Savana) e leiteiras (Saanen e Alpina Britânica) foram inseminadas artificialmente.
Para a importação dos 910 embriões, o Funcep repassou à Emepa recursos da ordem de R$ 1,5 milhão. “Com a inovação tecnológica,, que é nossa marca, multiplicaremos esse apoio aos produtores do Estado ao reproduzir animais de alta carga genética” declarou o presidente da Emepa, Manoel Duré.
Ele ressaltou a importância de melhorar o padrão genético dos rebanhos paraibanos e disse que a determinação do governador Ricardo Coutinho é transferir toda a tecnologia dessa nova genética para os produtores rurais que praticam a agricultura familiar na Paraíba. “A meta é fazer com que essas famílias aumentem a renda a partir de animais que tenham maior produtividade de carne e leite”, disse. O projeto, de acordo com ele, visa o beneficiamento do Programa do Leite na Paraíba.

Secom PB

DENÚNCIA: Vereador diz que Tota Guedes usou dinheiro destinado à pessoas carentes, para fazer turismo em Natal


Pedra Lavrada(PB): A Câmara Municipal de Vereadores de Pedra Lavrada, realizou sessão ordinária na última sexta-feira(30), onde tinha como objetivo principal votar o Projeto de Lei que iria alterar o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do Magistério Municipal(aqui). Como o Projeto de Lei foi retirado de pauta a pedido da prefeitura.


O vereador Cirilo Neto (aqui) fez gravíssimas acusações, COM OS DOCUMENTOS DA PRÓPRIA PREFEITURA EM MÃOS, ao prefeito Tota Guedes e sua administração. As acusações foras as seguintes:


Vereador Cirilo Neto
1- A existência de uma lei que obriga os carros locados(alugados) aos entes públicos municipais a usarem adesivos com identificação, que não é cumprida;


2- Manutenção de pagamento a ‘funcionários fantasmas’;


3- Pagamento de horas-extras a ‘funcionários fantasmas’;


4- Pagamentos indiretos, feitos através dessas horas-extras a terceiros, burlando a obrigatoriedade do concurso público;


5- Funcionários que desempenham a mesma função e tem uns que ganham mais que outros;


NESTA MATÉRIA, TRATAREMOS DE APENAS UMA DENÚNCIA


Tota Guedes
Além dessas denúncias GRAVÍSSIMAS, o vereador Cirilo Neto também acusou, MUNICIADO COM DOCUMENTOS PÚBLICOS, o prefeito TOTA GUEDES de ter usado dinheiro destinado a pessoas CARENTES, para pagar hospedagem e outros gastos em um Hotel de Luxo em Natal, para um amigo seu e o próprio prefeito. 


Vejam os documentos:


1- Nota de empenho mostra o valor pago à empresa CONEXÃO VIAGENS E TURISMO para passagem aérea para pessoa carente (documento da prefeitura).



Abaixo, em destaque, a destinação do dinheiro.


2- A Nota Fiscal fornecida pela empresa CONEXÃO VIAGENS E TURISMO diz que o dinheiro NÃO foi destinado à compra de passagem aérea, mas, ao pagamento de DIÁRIAS NO HOTEL PESTANA NATAL BEACH, em apartamento DE FRENTE PARA O MAR, entre os dias 23 e 25 de OUTUBRO DE 2011. VALOR DE R$ 943,00. A nota está em nome de WALLACE COSTA JUNIOR - AMIGO DO PREFEITO(documento da prefeitura).



































3- Comprovante de pagamento (TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA) realizado pela Tesouraria da Prefeitura de Pedra Lavrada, no valor de R$ 943,00, à Conexão Viagens e Turismo (DOCUMENTO DA PREFEITURA).


4- Abaixo, fac-simile de duas notas. A mais evidente - DA CANTINA DO MANOEL -, não deve ser observada neste momento. Mas, a cópia da nota de baixo, onde aparece um documento do HOTEL DE LUXO PESTANA NATAL BEACH, do dia 10 de outubro de 2011, mesmo dia que o prefeito recebeu a diária para viagem de interesse público sim. Pois, trata-se de um documento de check out (saída) do hotel.


4- O vereador Cirilo Neto, fez uma pesquisa no site do TCE-PB, no Sagresonline e, descobriu uma diária paga no dia 25 de outubro de 2011, destinadas a Atividades do Gabinete do Prefeito, QUANDO A SERVIÇO DESTE MUNICÍPIO, no valor de R$ 620,00.

Esses são os documentos que o vereador Cirilo Neto enviou à Redação do vozdepedra.com. Agora, cabe aos leitores do site fazer as suas interpretações. 

IMAGENS DO HOTEL DE LUXO, PESTANA NATAL BEACH EM NATAL-RN.

Para ir ao site do Pestana Natal Beach, clique aqui.  

O vozdepedra.com disponibiliza ao PREFEITO DE PEDRA LAVRADA, TOTA GUEDES, espaço igual ao disponibilizado pelo vereador, caso o gestor queira fazer os esclarecimentos que julgar necessário.

ATENÇÃO: TODOS OS DOCUMENTOS SÃO PÚBLICOS E ESTÃO À DISPOSIÇÃO DE QUALQUER CIDADÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE PEDRA LAVRADA.

COM A PALAVRA, O PREFEITO TOTA GUEDES.

DA REDAÇÃO DO VOZDEPEDRA.COM

SÃO VICENTE DO SERIDÓPB: PM realiza ‘operação divisa’.



Coronel Wolgrand

A Polícia Militar realizou uma grande operação na noite desta sexta feira 30, em São Vicente, denominada de ‘Operação Divisa’, para combater o trafico de drogas e também apreender veículos irregulares. A operação foi comandada pelo coronel Wolgrand e o major Herbert, do Comando de Policiamento da Região 1 (CPR1), sediado em Campina Grande – PB.

Segundo o coronel Wolgrand, o objetivo principal da operação é prevenir a violência e reduzir a criminalidade, através de uma integração articulada e serão desenvolvidas no mínimo duas operações semanais em toda área do CPR1.

A Operação foi realizada em vários municípios, entre eles Cubati – PB e São Vicente do Seridó – PB. Na cidade de Cubati foram apreendidas 25 motos, que foram conduzidas para o pátio da delegacia local, já em São Vicente, 17 motos foram detidas e levadas para o pátio do Hospital da cidade, onde ficará a disposição das autoridades.

As motos foram apreendidas por atraso no emplacamento, falta de documentos do veículo e condução sem habilitação. Segundo o major Herbert, foram apreendidas armas brancas, nenhuma pessoa foi presa.

A ‘Operação Divisa’ contou com 10 viaturas e 40 policiais, além do apoio do sargento Queiroz e dos cabos Humberto e Agnaldo da PM de São Vicente.

Fonte: São Vicente Agora
Click Picuí

PICUÍ PB: Desportiva Picuiense na Segundona 2012.



Imagem de Arquivo

A Desportiva Picuiense esta confirmada entre os clubes que vão disputar o paraibano deste ano. “Tá tudo ok. Vamos buscar apoio da torcida e Picuí está na segundona do paraibano"- afirmou Baiano, presidente e técnico da equipe.

A Federação Paraibana de Futebol abriu nesta terça-feira as inscrições para a disputa da segunda divisão do Campeonato Paraibano 2012. O período de inscrições vai até o dia 11 de abril. No dia 13 haverá uma reunião do Conselho Arbitral, onde serão definidos o regulamento e a tabela da competição deste ano.

Os jogos estão previstos para começar no dia 13 de junho. Os critérios para inscrição são: ser um clube profissional filiado à FPF e estar em dia com os compromissos financeiros juntos à Federação. Nos últimos anos, o campeonato vem sendo disputado no sistema de pontos corridos, onde os dois primeiros colocados garantem o acesso para a primeira divisão do Paraibano. 

Francisco Araújo com Rádio Cenecista
Click Picuí

CUITÉ PB: Dr Jaime Filho rebate críticas de peemedebistas.



O ex- prefeito de Cuité Dr. Jaime Pereira Filho (DEMOCRATAS) rebateu criticas feita por membros da administração do PMDB de Cuité, que recentemente atacou sua administração quando prefeito de Cuité na década de 80. Dr. Jaime citou várias obras construídas na sua administração apesar de não ter tantos convênios e parcerias com os governos, como tem hoje. Ele citou entre elas dezenas de salas de aulas espalhadas por todo município, a ADECOM do Melo e Sossego, então distritos de Cuité, a construção da ETAC, onde hoje está instalado o Campus universitário, programas desenvolvidos na educação e saúde, também lembrou que em um período onde a comunicação era difícil instalou postos telefônicos em diversas localidades da zona rural de Cuité, entre elas no Melo, Jacu, catolé, Bujari entre outras. Falou ainda da importante visita que a cidade recebeu no último dia 17/03, onde o governador Ricardo Coutinho esteve na cidade para inaugurar o acesso ao campus da UFCG de Cuité e fez anúncios de outras obras importantes para a cidade e região. “O povo recebeu o governador Ricardo Coutinho com muito entusiasmo, é um sinal de gratidão e Ricardo aprendeu a gostar de Cuité através de Tárcio Pessoa”- Disse.

Dr. Jaime Filho lembrou que a região hoje estar bem representada no governo do estado, através da Deputada Gilma Germano e dos Secretários Tárcio Pessoa e Renan Germano.

Aeliton Oliveira @cuiteagora

Click Picui

Escolas têm até 30 de abril para se inscrever no PDE Interativo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), fixou para o dia 30 de abril o prazo para que gestores e professores das redes estadual e municipal de ensino inscrevam o Plano de Formação de sua escola no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) Interativo. “É uma ferramenta de planejamento estratégico que funciona numa plataforma online do Ministério da Educação, chamada Simec, onde as escolas podem fazer um diagnóstico da sua realidade em diversas dimensões, desde o aspecto pedagógico ao gerencial”, explicou Edinalva Alves, gerente de Programas de Fortalecimento da Escola da SEE.
O objetivo do PDE Interativo é gerar demanda da formação continuada dos docentes, partindo do diagnóstico realizado nas escolas. “Este ano, a demanda da formação continuada está sendo criada a partir das necessidades dos professores e da equipe gestora”, disse Edinalva. De acordo com ela, as escolas devem elaborar um Plano de Formação escolhendo o curso disponível dentro do catálogo que é ofertado na página do PDE Interativo e enviar para a SEE por correio eletrônico ou pelo próprio Simec.
A partir destes dados, por meio do Fórum Estadual de Apoio à Formação Docente, será elaborado o Plano Estratégico do Estado, que será posteriormente encaminhado ao MEC. Os cursos serão oferecidos pela UEPB, UFPB, UFCG e IFPB. Mais informações nas Gerências Regionais de Educação ou na SEE pelo telefone 3218-4217.
PDE Interativo – O PDE Interativo é uma ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível no Simec para todas as escolas públicas. Foi desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com secretarias estaduais e municipais, e tem como principal característica a natureza autoinstrucional e interativa de cada tela. Ou seja, além das escolas e secretarias não precisarem mais realizar formações presenciais para conhecer a metodologia e utilizar o sistema, este interage permanentemente com o usuário, estimulando a reflexão sobre os temas abordados.
Em 2011, o PDE Interativo foi disponibilizado somente para algumas escolas priorizadas pelo PDE Escola.  Em 2012, o sistema está disponível para todas as escolas que desejem utilizar a ferramenta.

Warley quer apoio da torcida para Campinense voltar a vencer

Principal goleador do Campinense e do campeonato com 14 gols, Warley está com crédito em alta com a torcida. Por isso o atacante pediu, nesta sexta-feira, que a torcida apoie a equipe no clássico decisivo deste domingo contra o Treze, seu ex-clube, no segundo duelo da temporada.

Sem vencer há três rodadas, a Raposa acabou saindo pela primeira vez da zona de classificação, mas de acordo com Warley, a equipe tem amplas condições de dar a volta por cima a partir desse clássico, principalmente com o apoio dos torcedores.
Warley treina no Campinense (Foto: Divulgação)Artilheiro do Campinense quer voltar a vencer e acredita que reabilitação já pode começar neste domingo (Foto: Divulgação)
- O apoio das arquibancadas será fundamental. Nós perdermos alguns jogos que não estavam em nossos planos, mas o torcedor agora tem que ir a campo nos apoiar neste clássico contra o Treze, para que o Campinense volte ao seu lugar no G4. De uma coisa eles podem ter certeza. Não vão faltar garra e determinação por parte de nós jogadores - disse o artilheiro.
Freitas Nascimento, técnico do Campinense (Foto: Renata Vasconcellos)Freitas pede paciência aos torcedores da Raposa
(Foto: Renata Vasconcellos)
O técnico Freitas Nascimento, que voltou a comandar treino secreto na tarde de ontem no Estádio Amigão, também voltou a pedir paciência aos torcedores nesta reta final da primeira fase.

- Eu compreendo a atitude de alguns torcedores. Eles querem sempre ver o time vencendo, na ponta da tabela, mas nem tudo pode ocorrer como planejamos. O que posso pedir a eles é que continuem a nos apoiar, porque muita coisa ainda vai rolar nesta reta final do campeonato - enfatizou o treinador rubro-negro.

Mesmo tendo realizado treino de portões fechados, Freitas deixou transparecer que poderá armar o time com três zagueiros para o clássico diante do Galo, devido aos desfalques de Charles Wagner e Luciano Totó, que estão suspensos.

A opção do técnico seria a entrada de Luciano Tandera como primeiro volante formando o setor de meio campo com Henrique, Rhuan, Anderson Paulista ou mesmo Dio e Adriano Felício.

- São dúvidas que somente vou dissipá-las no vestiário. Mas o time está tranquilo e tenho certeza que aqueles que vão entrar saberão dar conta do recado - disse o comandante raposeiro.

Agevisa alerta sobre como comprar peixe


Agevisa alerta sobre como comprar peixe  A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) alerta a população paraibana para os cuidados que devem ser tomados durante a aquisição de peixes e demais produtos de maior consumo durante a Semana Santa. Sob o slogan "Consumidor de olho no peixe”, a Gerência Técnica de Inspeção e Controle chama a atenção dos consumidores para o fato de o peixe, apesar de ser uma ótima opção de alimentação saudável, ter rápida deterioração.


Segundo dados da Gerência de Alimentos, na hora da compra do peixe é necessário observar atentamente alguns aspectos, tais como odor, corpo, olhos, pele, membrana e escamas. Quando fresco, o peixe cheira a maresia e apresenta um corpo firme e brilhante; quando está passando do ponto, a carne fica flácida. Para verificar se o peixe está próprio para o consumo, o consumidor deve pressioná-lo com os dedos. Se não ficarem marcas, significa que ele está fresco.


Quanto aos olhos do peixe, estes devem ser salientes, apresentar córnea transparente e pupila negra e brilhante. A pele deve ser brilhante, viva, homogênea e com alguns reflexos, e deve também apresentar escamas bem aderidas ao corpo. A membrana (pele interior que cobre a barriga do peixe) deve aderir completamente à carne. Se esta estiver separada da carne, significa que o peixe não está próprio para consumo. As escamas devem estar bem presas ao corpo, e as guelras devem apresentar cor rosada (quase vermelha) e sem manchas.


No caso do bacalhau, é necessário verificar a cor por toda a extensão do produto, que deve ser uniforme e sem manchas, não podendo haver manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso.


**Cuidados adicionais –** Na hora de adquirir os produtos para a Semana Santa, o mais seguro é comprar o peixe inteiro. Segundo enfatizam os técnicos da Agevisa, não é aconselhável comprar peixes já cortados. Além disso, deve-se também observar se o produto está bem acondicionado, segundo as normas de saúde vigentes no País. Conforme observa a gerente de Alimentos da Agevisa, Raquel Lima, os peixes devem ser conservados em gelo picado ou balcão frigorífico, com refrigeração de no máximo 8º C. Somente o pescado seco ou enlatado pode ser mantido em temperatura ambiente.


**Locais de compra –** Para adquirir o pescado, os consumidores devem optar por estabelecimentos organizados e limpos; verificar a higiene dos atendentes; observar se o produto está mantido na temperatura recomendada pelo fabricante, e deixar para pegá-lo (refrigerado ou congelado) ao final das compras.


**Consumidor de olho no peixe**


* **Odor –** Quando fresco, o peixe cheira a maresia.

* **Corpo –** Deve ser firme e brilhante. Quando está passando do ponto, a carne fica flácida.****

* **Olhos –** Devem ser salientes, apresentar córnea transparente e pupila negra e brilhante.

* **Pele –** Deve estar brilhante, com as escamas bem aderidas ao corpo, e apresentar cor viva, homogênea e com alguns reflexos.

* **Membrana –** Pele interior que cobre a barriga do peixe, deve aderir completamente à carne. Se estiver separada, o peixe não está próprio para consumo.

* **Escamas –** Devem estar presas ao corpo.

* **Guelras –** Deve ter cor rosada (quase vermelha) e não apresentar manchas.

* **Bacalhau –** Deve apresentar cor uniforme e sem manchas.

* Os peixes devem ser conservados em gelo picado ou balcão frigorífico, com refrigeração de no máximo 8º C.


Secom-PB
 
PB AGORA 

sexta-feira, 30 de março de 2012

Docentes e alunos suspendem aulas na PB por mais estrutura em escolas


Alunos do Estadual da Prata pedem melhorias para
ficar das 7h às 16h30 na escola
(Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Alunos do Estadual da Prata reclamam de falta de estrutura para passar o dia inteiro na escola (Foto: Reprodução/TV Paraíba) Professores, alunos e funcionários fizeram uma série de protestos durante a semana e suspenderam as aulas nesta sexta-feira (30) na Escola Estadual de Ensino Médio Elpídio de Almeida, mais conhecida como Estadual da Prata, uma das maiores de Campina Grande. Além deles, escolas dos municípios de Catolé do Rocha e de Esperança também fecharam as portas.

Os grupos questionam a implantação do sistema de ensino em tempo integral, com aulas nos turnos da manhã e da tarde, sem a adequação da infraestrutura por parte do governo estadual para que os alunos passem o dia nas dependências das escolas.

Entre os alunos da Prata, a principal queixa é de que não há condições de comportar os estudantes no horário de almoço. Estariam em falta pratos e talheres, além da falta de funcionários para oferecer uma merenda de melhor qualidade. Os estudantes reclamam que não existe refeitório e que, na hora do almoço, eles ficam expostos ao sol se alimentando.
Com relação aos professores das unidades de Campina Grande, Esperança e Catolé do Rocha que receberam o programa Escolas em Tempo Integral, o aumento da carga horária sem gratificação seria o principal problema. "Estamos trabalhando dobrado sem nenhuma gratificação no contracheque. As aulas do turno da tarde ficaram suspensas durante toda esta semana e só voltaremos quando a Secretaria Estadual de Educação tomar uma providência para resolver essa situação", reclamou o professor Francisco Alves.
Os docentes das cidades marcaram uma assembleia para as 8h da segunda-feira (2) com o objetivo de avaliar os supostos cortes nos salários e os rumos da paralisação. A reunião acontece no auditório do Estadual da Prata.
O G1 tentou contato com o secretário estadual de Educação, Afonso Scocuglia, mas sua assessoria informou que ele está em Brasília. Já a secretária executiva Márcia Lucena estava em reunião. Às 13h42, a assessoria de imprensa informou que as providências relativas à infraestrutura das escolas seriam tomadas.
A diretora do Estadual da Prata, Ana Rejane Rodrigues, e a gestora da 3ª Regional de Ensino do Estado, Sandra Fátima, se reuniram com alunos após uma manifestação ocorrida na quinta-feira (29) e informaram que em breve todas as reivindicações serão atendidas. “O problema da falta de funcionários nós já resolvemos. A partir da semana que vem cerca de 20 serão destinados à escola, mas a merenda nós ainda dependemos do recurso do Governo Federal”, apontou Rejane.
Segundo ela, é comum que surjam imprevistos durante a implantação de um novo sistema de ensino. “Em toda novidade, sempre aparecem alguns problemas para serem corrigidos. Nós estamos esperando a verba da merenda chegar para solucionar tudo. Enquanto isso, os alunos irão continuar sem aula no período da tarde”, explicou.

Do G1 PB

UBAM: Repasse de R$ 1,4 bi do FPM é insignificante


UBAM: Repasse de R$ 1,4 bi do FPM é insignificante Segundo o presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, o montante de R$ 17 bilhões repassados aos Municípios em 2012 é insignificante em relação à estrondosa arrecadação do governo da União, que chega a R$ 174 bilhões, nesses primeiros meses do ano.


A União Brasileira de Municípios (UBAM) divulgou hoje o valor do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), referente ao terceiro decêndio do mês de março, que serão depositados nas contas das prefeituras de todo país, nesta sexta-feira, dia 30.



Com a retenção do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), o montante a ser depositado será R$ 1.465.178.571,80. Sem essa retenção, o valor total é de 1,8 bilhões de reais.



Segundo o presidente da UBAM, executivo Leonardo Santana, que vem tratando de estudos relativos aos repasses feitos aos entes federados, esse último repasse do mês de março registra um aumento significativo de 28%, em relação ao mesmo período de 2011. Já as previsões da Secretaria da Receita Federal (SRF) estimavam um aumento de 15,6%, que foi divulgado no início do mês.



"Somando os três repasses do mês de março, o FPM teve uma leve recuperação em torno de aproximadamente 7%, com um total de 4,6 bilhões de reais. Durante esses três meses de 2012, os Municípios receberam um total R$ 17, 2 bilhões." Informou Leonardo.



Embora esse montante possa ser considerado recorde nos últimos anos, o presidente da UBAM salientou que o valor partilhado com os menores entes da Federação é ínfimo se for considerada a arrecadação do governo da União, que só nesse início de ano chegou a R$ 174,482 bilhões, com uma alta real de 12% em relação a 2012.



Leonardo voltou a defender os prefeitos e prefeitas de todo país, que segundo ele, tentam fazer mágica com os penosos repasses do governo da União, que esbanja dinheiro como quer e deixa a mercê os que mais se preocupam com a população, sem uma contrapartida que dignifique o pacto federativo e cumpra a Constituição.





Assessoria 
 
PB Agora

Com aprovação recorde, Fael vence o BBB 12 e leva R$ 1,5 milhão


Com aprovação recorde, Fael vence o BBB 12 e leva R$ 1,5 milhão
Fael é o vencedor da 12ª edição do Big Brother Brasil com 92% dos votos, maior aprovação da história do reality show - o recorde anterior era de Alemão, do BBB 7, com 91%. O médico veterinário disputou a final do programa com a garota-propaganda Fabiana e embolsou o prêmio máximo do reality show: R$ 1,5 milhão. Fabiana, vice-campeã, levou para casa R$ 150 mil.


Durante o discurso da final, o apresentador Pedro Bial disse que Fael era um homem comum que, a princípio, parecia traçar uma linha reta, mas, ao final, teve uma trajetória cheia de curvas. Segundo Bial, o veterinário aprendeu muito dentro do programa e fez tudo tão certo que venceu.  


Para Fabiana, a segunda colocada, Bial disse que ela também era vencedora e que o BBB nunca tinha tido um registro de tanta "Big Brodagem". E deixou claro que a garota-propaganda sempre foi competitiva e disposta a qualquer coisa rumo ao sucesso.

Ao saber do resultado, Fael gritou, pulou, abraçou Fabiana e beijou o chão antes de sair da casa. Assim que atravessou a porta e apareceu para a plateia, o vencedor foi abraçado por seus dois grandes amigos no programa, João Maurício e Jonas.

Bial perguntou para Fael quais eram as suas primeiras palavras como milionário: "amo muito tudo isso", respondeu com um sorriso no rosto e zero originalidade e criatividade.

O show de encerramento da 12ª edição do BBB ficou a cargo de Thiaguinho, que inicia carreira solo após deixar o Exaltasamba. Ele cantou seus sucessos e animou a plateia, composta por todos os ex-brothers, inclusive Daniel, expulso no começo do reality show após se envolver em um caso de suposto estupro de Monique.

Durante o programa, a produção fez uma surpresa para o apresentador Pedro Bial, que aniversariou nesta quinta-feira. Após mostrarem momentos de outras edições do programa, a ex-BBB Renata levou para o apresentador um bolo para que ele assoprasse a velinha.

Fael, o vencedor do Big Brother Brasil 12 é de uma pequena cidade do Mato Grosso do Sul chamada Aral Moreira, com aproximadamente 10 mil habitantes e, de acordo com o brother, seus vizinhos são os mesmos desde que nasceu. Fael tem 25 anos e mora sozinho.

Dentro do Big Brother Brasil, Fael era chamado de caubói e, desde o princípio do programa, fez parte do Quarto Praia junto com Jonas, Fabiana, Kelly e João Maurício. Fael sempre se deu bem com todos na casa e, mesmo em alguns conflitos com membros da Selva, o brother nunca levantou o tom de voz ou deixou que isso abalasse seu jogo.

Fael foi líder apenas uma vez, depois que a produção reconheceu um erro na Prova do Líder. Em um jogo de super trunfo com aspectos técnicos de motos, Yuri venceu Fabiana em uma das disputas, mas os valores escritos nas cartas estavam errados. A prova, então, foi refeita e Fael e Fabiana se enfrentaram na final do jogo, com o veterinário levando a melhor e se tornando o sexto líder da semana.

Sua indicação ao Paredão foi Laisa. O caubói escolheu a gaúcha pois, algumas semanas antes, a sister deixou os membros da Praia chateados. Laisa pediu ajuda da Praia quando foi expulsa por Rafa do Quarto Selva. Todos, principalmente Fael, deixaram que a sister dormisse no quarto com eles e o caubói ficou muito próximo da gaúcha. Mas, depois que voltou a se relacionar com os brothers do grupo Selva, ela deixou de falar com todos da Praia e Fael se sentiu traído e jogado de lado.

Os membros da Praia acreditavam que os brothers da Selva iriam derrotá-los com eles nos Paredões, mas o que aconteceu foi o contrário. Todos os brothers da Selva que foram ao Paredão saíram e a Selva quebrou após a saída de Monique, no dia 18 de março.

A amizade de Fael e Fabiana foi questionada pela produção do programa. O apresentador Bial, nos programas ao vivo, fazia brincadeiras dando a entender que Fael estava apaixonado por Fabiana e que rolava um clima entre eles. Preocupada com a situação, Fabiana chegou a falar sobre essa possibilidade com Fael e o caubói disse que gostava da sister como grande amiga e nunca se interessou por ela, ainda mais por ela ser casada.

Nas últimas semanas do programa, Fael esteve mais concentrado no prêmio de R$ 1,5 milhão e, para sua sorte, a espanhola Noemí chegou para visitar a casa do Big Brother Brasil e conquistou o brother.

Fael e Noemí se beijaram na segunda noite da visita da espanhola e continuaram o romance durante sua estadia na casa. Fael se sentiu inseguro por beijar Noemí, com medo que sua imagem mudasse perante o público.

No Paredão surpresa do dia 19 de março, os brothers participaram de uma Prova do Líder com perguntas e respostas. Fabiana tornou-se a nova líder e o Paredão foi formado em seguida. Fabiana indicou João Carvalho e, com o voto de minerva, a sister escolheu Fael para disputar o Paredão.

O caubói venceu e ficou entre os quatro últimos participantes do BBB 12. Outra Prova do Líder foi feita no dia 22. Desta vez, a prova foi de resistência e todos deveriam permanecer em um carro que virava de um lado para o outro. Jonas foi o primeiro a desistir e, após isso, Fabiana, Fael e Kelly tiveram um desentendimento.

Fabiana afirmou que os brothers cochilaram na prova e Kelly resolveu sair do carro depois de discutir com sua amiga. Em dúvida se tinha dormido ou não, Fael resolveu sair da prova e a liderança, mais uma vez, ficou com Fabiana. O apresentador Pedro Bial chegou a cogitar que houve pressão psicológica durante a prova.

Com a eliminação de Kelly no domingo (25), Jonas, Fael e Fabiana foram submetidos a uma nova Prova do Líder. Em uma disputa de perguntas e respostas sobre a 12ª edição do programa, Fabiana saiu vitoriosa e, com isso, Fael e Jonas disputaram o último Paredão.

Fael venceu o Paredão contra seu amigo Jonas e, junto com Fabiana, foi um dos finalistas do BBB 12. Nos últimos dias de confinamento, Fael mostrou-se feliz, enquanto Fabiana estava deprimida. O brother tentou animar sua amiga durante os almoços surpresa e sempre dizia que ela deveria estar com um sorriso estampado no rosto: "estamos na final do Big Brother, cadê o sorriso?".



Terra 
PB  Agora

quinta-feira, 29 de março de 2012

Treze goleia CSP e é líder pela primeira vez


 Treze goleia CSP e é líder pela primeira vez Em partida atrasada da 10ª rodada do Campeonato Paraibano, o Treze recebeu o CSP na noite desta quarta-feira e goleou por 4 a 1 o time pessoense, resultado que leva o Galo pela primeira vez a dormir na liderança da competição.

Agora com 24 pontos assinalados, mesma pontuação de Paraíba e Sousa, o Galo, que junto com o time cajazeirense tem um jogo a menos, supera os rivais pelo critério de saldo de gols.

Embalado com três vitórias seguidas no certame estadual, o Treze tem o Campinense como próximo compromisso, no domingo.

O CSP permanece com 12 pontos, na parte de baixo da tabela, em sétimo lugar. No final de semana o Tigre enfrenta o Flamengo-PB, no Estádio da Graça.

O jogo

O Treze começou a partida com muita velocidade no ataque, tendo o CSP como um adversários de poucas investidas à frente.

Ironicamente aos 13 minutos, o zagueiro Anderson antecipou jogada de Daniel, ganhou a bola ee lançou para Thiago Cunha. O atacante invadiu a área e fuzilou de canhota: 1 a 0.

Cinco minutos depois, foi a vez de Márcio Carioca ganhar disputa de bola no meio. O camisa 9 carregou e chutou forte, com perigo para Vladimir, que colocou para escanteio.

Na sequência da jogada, Doda cobrou o esquinado, a zaga bobeou e Márcio Carioca, que iniciou a jogada, colocou para as redes. Era o segundo do Galo.

O alvinegro dominava as ações da partida e sem puxar o freio de mão, chegou ao terceiro aos 34, com Carlos Alberto batendo pênalti.

O CSP deu o ar da graça no minuto 36, com Robertinho tentando chute de fora da área, sem perigo para Beto. Antes de acabar a primeira etapa, ainda deu tempo de Márcio Carioca dominar a bola dentro da área e mandar um foguete para a meta de Vlademir: 4 a 0.

No segundo tempo, o time de Campina Grande apenas cadenciou a partida e jogou para o gasto. Já o time da Capital, tentou alguns ataques, mas sem tanto ímpeto.

O gol de honra veio aos 28 minutos, com o atacante Hélio Paraíba aproveitando rebote do goleiro Beto e escorando para as redes: 4 a 1.

Ficha técnica


Treze 4 x 1 CSP

Competição
: Campeonato Paraibano – 10ª rodada (atrasada)

Local
: Estádio Governador Ernani Sátyro – “O Amigão” - Campina Grande

Arbitragem
: Jeferson Nolete (FPF/Campina Grande)

Auxiliares
: Broney Machado (CBF/João Pessoa) e Kildenn Tadeu (CBF/Patos)

Treze
: Beto, Celso, Anderson, Adalberto e Celico (Cleiton Cearense); Amaral Rosa, Neto Maranhão (Braw), Carlos Alberto e Doda (Vavá); Thiago Cunha e Márcio Carioca. Técnico: Marcelo Vilar

CSP
: Vladimir (Ferreira), Joelson, Suellington, Léo Oliveira e Van Basten (Zé Wilker); Peu, Luiz Paulo (Léo Lima), Daniel e Robertinho; Helinho e Caaporã. Técnico: Ramiro Sousa

Cartões amarelos:
Carlos Alberto, Amaral Rosa, Thiago Cunha, Suellington, Robertinho

Gols:
Thiago Cunha, Carlos Alberto e Márcio Carioca (2x), para o Treze. Hélio Paraíba para o CSP.

Paraiba Online

PB Agora

Monique faz primeiro ensaio sensual após o BBB


Monique faz primeiro ensaio sensual após o BBB Confira as fotos da ex-BBB Monique!!!














Todas as fotos aqui


Paparazzo

PB Agora

RETA FINAL: ‘BBB 12’: Fabiana e Fael se ‘desentendem’ na pista de dança

Fabiana e Fael, os dois finalistas do BBB12, se desentenderam na pista de dança da Festa das Festas, na noite desta quarta-feira, 28, última balada na casa do programa.

Tudo começou quando o veterinário chamou a garota-propaganda para dançar forró. Então, a sister não gostou da forma que o brother estava dançando. "Você vai dançar ou vai ficar fazendo gracinha?", perguntou Fabiana. "Eu gosto de dançar quando é dança mesmo. Você está tristinha e eu não sei por quê", respondeu Fael. A loira não gostou da resposta dele e falou: "Eu danço sozinha então".


Yahoo
Mais PB

quarta-feira, 28 de março de 2012

POLÍCIA DE SOSSEGO VAI AGIR COM RIGOR CONTRA INFRATORES DA ORDEM PÚBLICA


Agora é pra valer! A Polícia Militar da Paraíba, com destacamento sediado em Sossego - 242 km da capital João Pessoa - vai agir com rigor contra infratores da ordem pública. Segundo o cabo Abrantes, comandante do policiamento da cidade, perturbadores da ordem pública, motos sem escape, sem documentos e trafegando em velocidade irregular pela via pública atentando contra a integridade física do cidadão ou cidadã, será autuado em flagrante, recolhida a viatura e o BO encaminhado para a autoridade competente.

A informação foi prestada a reportagem do Portal Sossego Notícias pelo comandante do policiamento, cabo Abrantes, deixando claro que irá prevalecer a ordem pública. “Pode avisar a população que vamos cumprir a lei e autuar em flagrante quem estiver em desacordo com a Legislação. O veículo motorizado que apresentar irregularidade na sua documentação será recolhido para posterior comprovação. Moto sem equipamento adequado (utilizando o escape livre), condutor embriagado, excesso de velocidade em via pública, e outras irregularidades que, por ventura, venham de encontro à segurança pública, serão reprimidas pela ação policial.

A ação policial, no cumprimento do dever de preservar a ordem pública, não é simplesmente prender. A polícia tem por objetivo conscientizar o cidadão do seu dever de cumprir o que emana da Constituição Brasileira. Evitar, se possível, a prisão é de vital importância. Daí a preocupação do Destacamento Policial de Sossego em comunicar, antecipadamente, a exigência do cumprimento da Lei e preservação da Ordem Pública. É dever do cidadão se associar ao agente policial para a manutenção da ordem pública. Daqui por diante, com as observações feitas pelos responsáveis da ordem pública, evitar constrangimentos é prioridade de cada cidadão. Ajude a manter a ordem na cidade.

Adamastor Chaves

'Caí numa pegadinha de trouxa', diz Jonas sobre vídeo íntimo

Um tanto quanto preocupado, Jonas falou sobre o vídeo íntimo que caiu na Internet enquanto ele estava no reality show. “Caí numa pegadinha de trouxa. Não sabia que estavam gravando. Eu estava ali tranquilinho e só fiz porque a pessoa disse que mostraria também. Não era ninguém especial e posso dizer que faz bastante tempo. Aliás, mais de três meses", afirmou o modelo durante conversa com os jornalistas logo após sua eliminação, na noite dessa terça-feira. O constrangimento do modelo era visível. "Bah, que vacilo!", repetiu ele diversas vezes.
Durante o bate-papo, Jonas também disse que não teve vontade de ir além de beijos e abraços com Monique e negou que tenha tido relação sexual com Renata. "Tive muita carência dentro da casa, mas só fiz o que tive vontade dentro da casa. Não tive vontade de transar com a Renata e com a Monique", acrescentou.


Jonas foi eliminado com 54% dos votos e fez questão de dizer que torce por Fael. "Ele é um amigo que fiz e não digo isso da boca pra fora. Vai ser uma injustiça muito grande se a Mama ganhar", disse, referindo-se à Fabiana, que está na final junto com Fael.


Quanto ao prêmio de R$ 50 mil que recebeu pelo terceiro lugar, Jonas contou que pretende investi-lo: "Trabalho como modelo faz oito anos e sempre guardei uma porcentagem dos meus salários. Ralei muito nessa vida... Já trabalhei como garçom e servi muita gente. Teve época em que eu só  trabalhava para comer. Agora vou investir essa graninha na poupança."
O Dia Online 
 
Paraíba.com

Vereador da PB será indiciado por tentativa de homicídio, diz delegada

A delegada Patrícia Pinheiro, responsável pela delegacia do município de Alagoa Nova, no Brejo paraibano, informou nesta quarta-feira (28) que vai indiciar o vereador Matias Antônio de Souza (PSB) por tentativa de homicídio. Ele e o sobrinho  foram alvos de dois mandados de prisão temporária expedidos pelo juiz Eronildo José Pereira, por suspeita de participação no esfaqueamento de um homem no dia 18 de março. Conforme a delegada, o sobrevivente afirmou em depoimento que Matias estaria ao lado do sobrinho dando ordens para que ele o matasse. Os depoimentos de outras testemunhas também apontariam o vereador como mandante do crime.
O mandado de prisão contra o vereador foi cumprido na quinta-feira (22) pela Polícia Militar, mas no mesmo a Justiça revogou a prisão a pedido do advogado José Ismael Sobrinho. O segundo suspeito continua detido na cadeia pública de Alagoa Nova. O advogado informou que também entrou com um pedido de liberdade provisória.
O crime teria acontecido na saída de uma festa na zona rural de Alagoa Nova. Segundo José Ismael, não há provas contra seus clientes. "Tanto Matias quando o sobrinho dele foram ao baile, mas existem provas contudentes que Matias saiu cedo e dormiu em casa, enquanto o outro rapaz saiu acompanhado de três pessoas", defendeu.
Apesar de confirmar que o vereador foi esfaqueado pela suposta vítima durante um desentendimento há três anos, ele disse que não há mais rixas entre os dois. Para o advogado, o atentado estaria sendo usado como 'factóide político', uma vez que Matias Souza pretende se candidatar à reeleição. "Como um candidato iria fazer uma atrocidade dessa? Isso foi uma ação política dos adversários", comentou.
Apesar dos argumentos, a delegada Patrícia Pinheiro afirmou ao G1 que deve concluir o inquérito e entregá-lo ao fórum de Alagoa Nova até sexta-feira (30). Segundo ela, os dois suspeitos serão indiciados e caberá à Justiça avaliar qual teria sido a suposta participação de cada um no crime.
O vereador atualmente está foi o segundo candidato mais votado nas últimas eleições municipais e atualmente está licenciado da Câmara exercendo o cargo de secretário de Articulação Política do município. No dia da prisão, o prefeito Kléber Herculano de Moraes (PMDB) falou em defesa do aliado. "Ele é secretário do município, tem residência fixa, não tem antecedentes criminais e tem boa índole. Não vejo motivos para que ele seja preso", declarou.

G1 PB

NOVA PALMEIRA PB: Prefeitura tem contas de 2010 na pauta do TCE.



Processos oriundos de dez Prefeituras e oito Câmaras de Vereadores compõem, entre outros, a pauta de julgamentos do Tribunal de Contas da Paraíba para esta quarta-feira (28), a partir das 9 horas.

O TCE examinará contas do ex-prefeito de São João do Cariri (Walter Marcone Medeiros, exercício de 2008) e dos atuais prefeitos de Uiraúna (Glória Geane Fernandes, 2009), São João de Espinharas (Ricardo Vilar Wanderley Nóbrega, 2010), Pedra Branca (José Anchieta Nóia, 2010), Nova Palmeira (José Petronilo de Araújo, 2010), Zabelê (Íris do Céu de Sousa Henrique, 2009), Paulista (Severino Pereira Dantas, 2010), Cabaceiras (Ricardo Jorge Aires, 2010), Duas Estradas (Roberto Carlos Nunes, 2010) e Catingueira (José Edvan Félix, 2010).

Também serão verificadas as contas das Câmaras Municipais de Diamante (exercícios de 2009 e 2010), Nazarezinho (2010), Campina Grande (2010), Boa Vista (2009), Alagoa Grande (2009), Olivedos (2009), Matinhas (2010) e Caldas Brandão (2010).

A pauta de julgamento do TCE ainda contém processos decorrentes das contas de 2009 oriundas da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba e da Companhia de Águas e Esgotos do Estado.

Ascom
 
Click Picuí

CUITÉ - Carro pega fogo no centro da cidade



Susto no centro de Cuité. Um carro trafegava pela Rua 7 de setembro nesta terça-feira, 27, por volta das 11h quando começou a sair fumaça do carro. O motorista parou o veículo no meio da Rua, não conseguindo apagar o fogo pegou um extintor em uma oficina próximo, para apagar as chamas. O condutor do carro acredita que o princípio que incêndio pode ter sido causado por falha na parte elétrica. 

Blog CuitéPBOnline

BBB12: Fabiana e Fael rivalizam na grande final


BBB12: Fabiana e Fael rivalizam na grande final Fabiana já sabe quem vai enfrentar na grande decisão do BBB12. E vai ser o amigo Fael, que levou a melhor sobre Jonas no Paredão desta terça-feira (27). A paulista já havia se classificado para a final por ter sido a última Líder da edição. O mais novo milionário do País vai ser conhecido já nesta quinta-feira (29).

Após conversar com Jonas, no palco do programa, Pedro Bial voltou a falar com Fabiana e Fael, em estado de êxtase após garantir passagem para a decisão. O apresentador pediu que os finalistas falassem por que merecem o prêmio de R$1,5 milhão. Pela ordem alfabética, a loira foi a primeira a se defender.

“É até difícil de falar por que eu mereço ganhar. Sou uma pessoa humilde, simples, que sempre batalhei na vida. Vou dos oito aos 80, mas estou me doando para uma vida melhor. Aprendi demais aqui, aprendi muito. Aprendi principalmente a respeitar meu adversário. Sou feita de erros e acertos, mas vou lutar até o final”, prometeu a paulista.

Fael falou na sequência. ”Quero agradecer esse Brasil por me deixar ficar no programa. Sou o homem mais feliz desse mundo hoje. Cada curva que eu já passei nas estradas, cada animal que eu já tentei curar sabe o coração que tenho. Nada foi fácil, mas eu sempre lutei com muita coragem. Meu coração sempre aberto a receber e doar sempre.”


IG
PB Agora

terça-feira, 27 de março de 2012

Governo entrega 20 veículos aos Creas e beneficia 153 cidades

O governador em exercício Rômulo Gouveia entregou, na manhã desta terça-feira (27), 20 veículos Fiesta às coordenações regionais de Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) instalados em cidades polo. Fruto de um investimento de R$ 728 mil, por parte do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), os veículos beneficiarão um total de 153 municípios.


Rômulo disse que os veículos serão essenciais ao trabalho desenvolvido pelos Creas. "Eles realizam um trabalho muito importante para aqueles que têm seus direitos violados. Queremos reduzir a violência praticada contra a criança e o adolescente no Estado, e esses centros têm papel fundamental no atendimento e no acompanhamento desses casos”, disse Rômulo. De acordo com ele, é a primeira vez que os Creas regionais recebem uma frota.


Para a secretária executiva do Desenvolvimento Humano, Edina Wanderley, os veículos representam um reforço significativo. "Quando existe um caso de violência contra a criança, por exemplo, a vítima é encaminhada ao Creas. Lá, ela passa a ser acompanhada, juntamente com a família, por uma equipe formada por psicólogo, assistente social, advogado e educador social. Os veículos serão muito úteis para o deslocamento dessas equipes, quando necessário”, explicou.


Além do investimento em veículos, foram destinados mais de R$ 150 mil para a aquisição de equipamentos e outros R$ 106 mil na compra de brinquedos para as 20 unidades regionais – os brinquedos, segundo Edina, são instrumentos fundamentais na assistência às crianças.


Prefeitos e deputados estaduais participaram da solenidade. Dentre os deputados estavam Eva Gouveia, Gilma Germano, Trócolli Júnior e João Gonçalves.


Crescimento e violência – O prefeito José Ivaldo, da cidade da Várzea, um dos municípios polo, disse que a população flutuante do município tem aumentado, devido à existência de um setor mineral em atividade plena, três assentamentos e uma comunidade quilombola. "Esse desenvolvimento é positivo, mas também acarreta problemas, como é o caso da violência. Por isso o trabalho do Creas é tão importante e deve ser valorizado e melhorado, como agora, com esses veículos e equipamentos”, ressaltou.


O prefeito de Cacimba de Dentro, Edmilson Gomes, agradeceu a iniciativa do Governo da Paraíba por levar benefício aos municípios paraibanos independentemente da cor partidária. "Essa atitude demonstra respeito pela população e honra a todos nós, prefeitos. É uma ação que orgulha a Paraíba”, destacou.


Importância – Os Creas fazem parte da Proteção Social Especial de Média Complexidade. Segundo a lei n° 12.435/2011, esses centros buscam defender direitos, fortalecer potencialidades e aquisições e proteger famílias e indivíduos em situações de violação de direitos.


No Estado, existem 92 Creas, sendo 20 estaduais e 72 municipais. A coordenação estadual é responsável por monitorar e avaliar os serviços desenvolvidos nos Creas da Paraíba, além de assessorar os municípios a partir das demandas apresentadas.


A coordenação dos Creas também realiza trâmites burocráticos em parceria com os demais setores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), para a realização dos serviços nos Polos Regionais. Também cabe à coordenação dos Creas elaborar e executar formação para os técnicos que atuam em todos os centros da Paraíba.


Creas Polos – No ano passado, foi feita uma reordenação dos Polos Regionais, que ficaram distribuídos entre os seguintes municípios: Alagoinha, Araçagi, Areia, Barra de São Miguel, Barra de Santa Rosa, Cacimba de Dentro, Camalaú, Ibiara, Lagoa Seca, Lucena, Malta, Olho D'água, Riacho dos Cavalos, São José de Piranhas, São José dos Cordeiros, Salgado de São Félix, Santa Cruz, Tavares, Triunfo e Várzea.



Municípios contemplados com os veículos:

01

ALAGOINHA

Vinculados: MULUNGÚ,CUITEGÍ, PILÕEZINHO, E CALDAS BRANDÃO.

Referendados: Riachão do Poço.

02

AREIA

Vinculados: REMÍGIO,ALAGOA NOVA,PILÕES, E ARARA.

Referendados: Borborema, e Casserengue.

03

ARAÇAGI

Vinculados:DUAS ESTRADAS,LAGOA DE DENTRO,SERTÃOZINHO E CURRAL DE CIMA.

Referendados: Cruz do Espirito Santo, Pedro Régis, e Retiro Serra da Raiz.

04

BARRA DE SÃO MIGUEL

Vinculados: RIACHÃO DE SANTO ANTONIO,SÃO JOÃO DO CARIRI, SÃO DOMINGOS DO CARIRI, E CABACEIRAS . Referendados: Caturité, Boa Vista, Alcantil, e Santa Cecília.

05

BARRA DE SANTA ROSA

Vinculados: SOSSEGO, CUBATI, ALGODÃO DE JANDAIRA, E DAMIÃO.

Referendados: Baraúna,Pedra Lavrada,Olivedos,Seridó,Nova Floresta, e Frei Martinho.

06

CACIMBA DE DENTRO

Vinculados:TAC IMA, RIACHÃO,LOGRADOURO,E DONA INÊS.

Referendados: Jacaraú, e Caiçara.

07

CAMALAÚ

Vinculados: ZABELÊ, SÃO SEBASTIÃO DE UMBUZEIRO,SÃOJOÃO DO TIIGRE, E CONGO. Referendados: Prata, Caraúbas, e Coxixola.

08

IBIARA

Vinculados:SANTANA DE MANGUEIRA, CURRAL VELHO,DIAMANTE,E BOA VENTURA.

Referendados: Pedra Branca, e Santa Inês.

09

LAGOA SECA

Vinculados: SÃO SEBASTIÃO DE LAGOA DE ROÇA,MONTADAS, PUXINANÃ, E MATINHAS. Referendados: Areial,Serra Redonda, e Massaranduba..

10

LUCENA

Vinculados: CAPIM, CUITÉ DE MAMANGUAPE , BAIA DA TRAIÇÃO E MATARACA.

Referendados: Pitimbú, Juripiranga, e Caaporã.

11

MALTA

Vinculados CONDADO,VISTA SERRANA,SÃO BENTO DE POMBAL, E SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS.

12

OLHO D'AGUA

Vinculados: IGARACY,SANTATEREZINHA,EMAS, AGUIAR.

Referendados:Santana dos Garrotes, e Nova Olinda.

13

RIACHO DOS CAVALOS

Vinculados: BREJO DO CRUZ,BELÉM DO BREJO DO CRUZ, MATO GROSSO, E JERICÓ.

Referendados:Paulista,São José do Brejo do Cruz, e Brejo dos Santos.

14

SALGADO SÃO FÉLIX

Vinculados: MOGEIRO,ITATUBA, SÃO JOSÉ DOS RAMOS, E JUAREZ TÁVORA.

Referendados: Umbuzeiro,Gado Bravo,São Miguel de Taipú, e Pilar.

15

SANTA CRUZ

Vinculados: MARIZÓPOLIS, SÃO FRANCISCO,APARECIDA,E SÃO DOMINGOD DE POMBAL. Referendados: São José da Lagoa Tapada,Bom Sucesso,Lagoa, e Lastro.

16

SÃO JOSÉ DOS CORDEIROS

Vinculados: SERRA BRANCA,PARARI, AMPARO,E LIVRAMENTO.

Referendados: Gurjão,Tenório,Assunção,Santo André, e Ouro Velho.

17

SÃO JOSÉ DE PIRANHAS

Vinculados: MONTE HOREBE ,CARRAPATEIRA,BONITO DE SANTA FÉ,E SERRA GRANDE. Referendados: Cajazeirinhas.

18

TAVARES

Vinculados: IMACULADA, ÁGUA BRANCA, JURU, E MANAÍRA.

Referendados: São José de Princesa.

19

TRIUNFO

Vinculados: BERNARDINO BATISTA,BOM JESUS, SANTA HELENA, EJOCA CLAUDINO.

Referendados: Vieirópolis

20

VÁRZEA

Vinculados: QUIXABA, PASSAGEM, CACIMBA DE AREIA, E SÃO JOSÉ DO BOM FIM.

Referendados: Cacimbas,Salgadinho, e Areia de Baraúna.


MaisPB

com Secom-PB