terça-feira, 26 de junho de 2012

Seminário discute enfrentamento à violência nas escolas


Foto: Wernwck Moreno/Secom-PB
Dirigentes de 220 escolas participaram, nesta terça-feira (26), do I Seminário Estadual sobre Enfrentamento à Violência nas Escolas, realizado no auditório do Hotel Caiçara, localizado na praia de Tambaú, em João Pessoa. O objetivo do evento foi debater metas para combater o problema da violência dentro das escolas públicas estaduais.
Um dos palestrantes foi o secretário de Segurança e Defesa Social, Claudio Lima, que falou para os educadores sobre as ações articuladas de educação e segurança. Para ele, o combate à criminalidade só terá sucesso quando toda sociedade e as polícias interagirem organizadas.
Já o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller de Assis Chaves, proferiu palestra sobre o tema “O diretor da escola como agente de prevenção inserido na comunidade escolar”, destacando que já foi dado o primeiro passo contra a criminalidade com os pesados investimentos do Governo do Estado na área de segurança pública. Ele ressaltou, no entanto, a necessidade de que todos educadores e membros da sociedade organizada sejam mais um patrulheiro e, juntamente com os profissionais de segurança pública, identifiquem os criminosos para que sejam presos na forma da lei.
Por outro lado, o coronel Euller afirmou que todos precisam exercer sua missão no trabalho com entusiasmo, equilíbrio e dedicação, bem como destacou que cada diretor e professor deve ser um agente de mediação de conflitos dentro dos educandários para previamente identificar quaisquer problemas, a fim de que a prevenção chegue antes do fato ser consumado.
O coordenador estadual de Polícia Solidária, tenente coronel Marcos Alexandre de Oliveira Sobreira, proferiu palestra sobre o tema segurança comunitária, e a capitã Taciana de Lima Soares, coordenadora estadual do Programa de Combate às Drogas e Resistência a Violência (Proerd) falou sobre o tema polícia, escola e família.
O seminário tem como objetivo disseminar o diálogo promotor da cultura de paz, intermediado pelos aspectos da educação, dos direitos humanos e da segurança, possibilitando a reflexão e a aceitação dos valores.

Sossego FM com Secom PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário