terça-feira, 26 de junho de 2012

Governo já perfurou 78 poços artesianos em 17 municípios


A Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais (CDRM) já perfurou 78 poços este ano, dentro da operação desencadeada pelo Governo do Estado para minimizar os efeitos da estiagem nas cidades que estão com quadro de emergência pela ausência das chuvas.
Nesta terça-feira (26), duas perfuratrizes do órgão vinculado à Secretaria do Turismo e do Desenvolvimento Econômico iniciaram os trabalhos no município de Barra de Santana, na microrregião do Cariri Oriental. A cidade, com 8,2 mil habitantes, terá um reforço na oferta d’água com 15 novos poços.
Em seguida serão perfurados 13 poços no município de Caraúbas, que tem 4 mil habitantes, e está prevista a perfuração de 41 poços na zona rural de Campina Grande. A prioridade agora é a perfuração ou desobstrução de poços públicos.
Em 2011 a CDRM perfurou 26 e desobstruiu outros seis poços. Em média a profundidade máxima dos poços artesianos é de 50 metros, porém, a água pode ser encontrada com profundidade variando de 25 a 45 metros.
Neste ano já houve perfuração em Campina Grande, Bananeiras, Nova Palmeira, Boa Vista, Pocinhos, Nazarezinho, Queimadas, Caraúbas, Sumé, Belém, Barra de Santa Rosa, Sumé, Riacho de Santo Antonio, São Sebastião do Umbuzeiro, Lagoa Seca, Emas e São José do Sabugi. No ano passado a CDRM atuou em Soledade, Guarabira, Monteiro, São João do Cariri, Cajazeiras, Pombal, Mulungu, São João do Cariri, Taperoá, Boqueirão, Lagoa Seca, Caturité, Algodão de Jandaíra, Cubati, São Vicente do Seridó, Alagoinha, Araruna e São João do Cariri.
O chefe da Divisão de Hidrogeologia e Sondagens da CDRM, Milton Mafra, revela que a companhia também perfura poços em propriedades particulares, por meio de contrato com o interessado. No entanto, nesse período de estiagem a prioridade é atender a demanda pública do Governo do Estado, do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e de prefeituras. Nos últimos meses a demanda atendida tem sido praticamente a do Funcep, programa do governo estadual ligado à Secretaria do Planejamento e Gestão.
Para acelerar os trabalhos de perfuração de poços, o governador Ricardo Coutinho anunciou na segunda-feira (25), no programa de rádio Fala Governador, a liberação de R$ 2,5 milhões para revitalizar 738 poços. A Paraíba tem 12 mil poços cadastrados e cerca de seis mil estão inoperantes. Mais recursos serão destinados para o programa de perfuração e recuperação de poços.

Sossego Fm Com Secom PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário