sexta-feira, 29 de junho de 2012

Governo do Estado e MDA entregam retroescavadeiras

O vice-governador Rômulo Gouveia, a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba, Marinilson Batista, entregaram nesta sexta-feira (29), em Campina Grande, 42 retroescavadeiras a municípios paraibanos, representados pelos prefeitos. O ministério investiu R$ 7,3 milhões para aquisição dos equipamentos.

A solenidade de entrega das máquinas adquiridas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) aconteceu no Parque de Exposições de Animais Carlos Pessoa Filho.




Rômulo destacou a parceria do Governo do Estado com o MDA para fortalecer a agricultura familiar. "Esses equipamentos vão possibilitar a recuperação de estradas vicinais para escoar a produção da agricultura familiar, além da construção e recuperação de pequenos açudes na zona rural dos 42 municípios”, ressaltou.

Ele ainda destacou os investimentos de quase R$ 30 milhões do Projeto Cooperar e do Empreender Paraíba para fortalecer a agricultura do Estado da Paraíba. "Na área da agricultura, o Governo do Estado tem apoiado de forma significativa os pequeno produtores”, acentuou Rômulo.

 A secretária executiva do MDA, Márcia Quadrado, também enfatizou a parceria do Governo Federal com o Estado e municípios no apoio à agricultura familiar. Ela esclareceu que as cidades beneficiadas com as retroescavadeiras têm até 50 mil habitantes e participaram de um processo seletivo.



 "Nestes municípios há uma grande concentração de agricultura familiar em seu território. Nós estamos concluindo agora esta ação com as máquinas na Paraíba. Nós chegamos até 5 de julho a 11.275 máquinas em todo o país”.

 O secretário Marinilson Batista afirmou que cada vez mais a política pública chega junto aos agricultores. "Esse é um compromisso do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado para atender a 42 municípios que estão dentro dos Territórios da Cidadania e vai fortalecer a nossa agricultura”, asseverou.

 Na solenidade, Rômulo assinou o termo de adesão à Rede Brasil Rural, que prevê uma soma de esforços de produtores, indústrias, agente de logística e setor público para dar mais eficiência à cadeia produtiva da agricultura familiar. Através dessa ferramenta, a população em geral pode adquirir produtos com sabores e texturas da biodiversidade brasileira.



O Governo do Estado ainda aderiu à realização do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), que faz parte do Programa Territórios da Cidadania, do Plano Social Integrado de Registro Civil de Nascimento e Documentação Civil Básica, com intuito de reduzir as desigualdades e oportunizar a essas mulheres trabalhadoras acesso às políticas públicas desenvolvidas em toda a Paraíba.


Participaram também da solenidade a titular da delegacia federal do MDA no Estado, Giucélia Araújo de Figueiredo; o secretário executivo de Infraestrutura do Estado, Carlos Alberto; o secretário executivo do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Cristiano Zenaide; o superintendente do Banco do Nordeste, Romildo Porto; o senador Vital do Rêgo Filho e os deputados Doda de Tião, Eva Gouveia, Nilda Gondim e João Gonçalves, além de prefeitos e secretários municipais.

Municípios beneficiados com a primeira entrega das retroescavadeiras na Paraíba


Território de Borborema

Alagoa Nova

Arara

Areial

Borborema

Casserengue

Esperança

Queimadas

Remígio

São Sebastião de Lagoa de Roça

Massaranduba


Território de Curimataú

Baraúna

Cacimba de Dentro

Cuité


Território de Mata Sul

Caldas Brandão

São José dos Ramos

São Miguel de Taipu

Pedras de Fogo

Pitimbu


Território de Mata Norte

Baia da Traição

Capim

Itapororoca

Jacaraú

Lucena

Mari

Pedro Régis

Riachão do Poço

Rio Tinto

Sapé

Sobrado


Território de Ocidental

Congo

Livramento

Coxixola

Monteiro

Parari

São José dos Cordeiros

Prata

Zabelê

Sumé


Território de Médio Sertão

Desterro

Mãe D'água

Cacimbas

Teixeira


Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário