quarta-feira, 6 de junho de 2012

Em Pedra Lavrada-PB, Alunos do Ensino Médio terão tablets para auxiliar em pesquisas escolares.


Alunos do Ensino Médio de Pedra Lavrada terão tablets para auxiliar em pesquisas escolares.


Pedra Lavrada será uma das poucas cidades da Paraíba a fazer aquisição de lousa digital para escolas municipais e Tablets para alunos da rede municipal de ensino. A notícia foi dada pelo Secretario de Educação Diogo Keneddy ao Informativo Oficial do Município “Pedra Lavrada Consciente”.


O Secretario aproveitou para anunciar diversos novos ganhos para a educação do município, como a exemplo do IDEB que mais uma vez será avaliado e da Olimpíada Nacional da Literatura Brasileira, onde o município foi inscrito desde a primeira semana de inscrição e concorre mais uma vez ao título. Em 2012 o município foi campeão Nacional do premio com a participação da aluna do Ensino Médio Rossana e a Professora Romana, que foram vencedoras. Além dos Tablets a Secretaria pretende fazer a aquisição de lousas digital para as salas de aula, inicialmente da Escola Maria Elenita. A compra será realizada com recursos do PAR e Governo Federal. 


O projeto multimídia deve ser implantado a partir do momento que o Governo Federal abrir o pregão oficial, para que o município possa participar e realizar a compra. De acordo com o número de municípios inscritos, poucos foram pré-selecionados e contemplados com o projeto multimídia. Para fazer parte do projeto, o município precisar estar em dia com o PAR e condicionalidades do MEC e programas do governo federal. Ou seja, apresentar a contra partida solidária, com números na educação e saúde principalmente, assim como atender os critérios de funcionamento dos programas federais. Pedra Lavrada encontra-se totalmente em dia com os critérios exigidos pelo PAR e demais exigidos. 


“A exemplo das 1.900 bicicletas e 1.900 capacetes, que levam e trazem os de casa para a escola, frutos de nosso esforço junto ao MEC/FNDE, os Tablets e a lousa digital trará grande incentivo aos alunos a participarem mais das aulas e atingir os seus objetivos, principalmente os alunos que almejam entrar na faculdade, que serão os primeiros contemplados com um Tablet, estaremos inicialmente beneficiando o último ano do Ensino Médio, pois de início é a fase que mais necessita de pesquisas e estão sempre ligados na atualidade” enfatizou Diogo.


Os Tablets serão doados em regime de comodato aos alunos, ou seja, assim como as bicicletas os pais dos alunos menires de idade e os alunos com maior idade assinarão um termo de compromisso pelo objeto. Os Tablets ainda não tem data para chegar às mãos dos alunos lavradenses. A Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação aguardam a abertura do pregão oficial pelo Governo Federal para a aquisição dos Tablets que serão inicialmente utilizados pelos alunos do último ano do Ensino Médio, porém o projeto é para contemplar todos os alunos do município. O que acontecerá, mais adiante, depois da experiência inicial, já que o equipamento é de valor alto, deverão ser trabalhadas pelos professores com os alunos, noções de responsabilidade e zelo com o objeto. 


A lousa digital está avaliada em cerca de R$ 1.700 e inicialmente será feita a aquisição de três lousas e os Tablets estão avaliados em  R$ 275, que serão inicialmente repassados aos alunos do último ano do Ensino Médio.


Lenira Cunha


Portal do Curimataú

Nenhum comentário:

Postar um comentário